instagram

Notícias

Operação fiscaliza abastecimento de GNV após explosões de veículos no Rio

Rio- Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realizou uma força-tarefa para fiscalizar postos de combustíveis, com foco no abastecimento de GNV na manhã desta terça-feira (16) na Zona Oeste do Rio. A ação ocorreu após três acidentes, em menos de um mês, com explosões de veículos durante o abastecimento de cilindros de gás.

Participam da ação, além da ANP, o Procon, Naturgy, Ipem, Inmetro, Detro, Secretaria Municipal de Transportes, Operação Foco e Detran. Até o momento, foram fiscalizados 2 postos, mas não foram encontradas irregularidades por parte da ANP. No entanto, segundo o Procon, somente nesta manhã, 11 carros foram apreendidos por estarem com irregularidades que põem em risco a segurança da população e uma instaladora foi interditada.

Segundo o superintendente da ANP, Marcelo Silva, a fiscalização verifica se os postos de combustíveis estão respeitando o limite máximo de pressão do GNV, que é de 220 bar. Além disso, dentro os objetivos estão a conscientização dos motoristas.

“A fiscalização da pressão do GNV é rotineira pela ANP e pelo Procon. Em alguns casos encontramos postos com nível de pressão acima do permitido, mas o que tem provocado os acidentes no estado do Rio é a falta de conscientização dos motoristas sobre a necessidade de procurar estabelecimentos credenciados pelo Inmetro que garantam um cilindro confiável e com certificado. Um outro ponto é que a vistoria do veículo é fundamental. É muito importante a gente registrar que todos os acidentes até agora aconteceram por conta dos cilindros, não há nenhum que tenha sido motivado pelo excesso de pressão”, explicou.

fonte: O DIA