Notícias

Combustível renovável é fundamental na agricultura

Utilizado em carros e caminhões com motores diesel, o biodiesel é feito a partir de plantas (óleo vegetal de algodão e soja) e óleos de animais (gordura). O Brasil está entre os maiores produtores e consumidores de biodiesel do mundo, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP). Em 2021, foram mais de 6,5 milhões de litros produzidos em usinas brasileiras. Em 2015, a produção do país não chegava nem a quatro milhões de litros. 

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) afirma que a soja é a responsável por 71% da matéria prima utilizada na fabricação do produto. A produção de biodisel no Brasil caiu 12,1% no primeiro semestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado, os dados são da ANP. 

Depois das eleições, estará na pauta parlamentar o apoio federal para a expansão dos biocombustíveis etanol e biodisel. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2022, promete ajudar o setor. Entre os benefícios a medida pretende estimular a competitividade dos biocombustíveis em relação aos concorrentes fósseis. 

FONTE: AGROLINK