Notícias

Euro entra em paridade com dólar. Saiba o que o Brasil pode ensinar à Europa

O dia 1 de janeiro de 2002 foi um importante marco na história da economia moderna. Nesta data entraram em circulação as notas do euro em doze países da União Europeia.

O que pouca gente se lembra é que a moeda já exista a 3 anos, quando as taxas de câmbio dos países participantes foram fixadas. Este foi o pontapé inicial, depois de anos de preparativos para que o bloco adotasse a sua tão esperada moeda única.

O sonho para a adoção deste modelo começou na década de 60, com o intuito principal de facilitar e fortalecer o comércio entre os países do bloco. Assim, o Euro virou o símbolo de uma moeda forte, sendo a divisa oficial de 19 países do continente europeu.

Mas uma moeda única para vários países não é algo simples, que se coloca por imposição de uma hora para outra. Os diferentes níveis de produtividade e endividamento entre as nações torna a moeda única um grande desafio para os países que apresentam pior desempenho.

https://dd258aecca2cf7ab44fefb24a037327b.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Por exemplo, quem não se lembra das crises enfrentadas por Grécia e Portugal, na qual muitos economistas atribuem justamente uma parcela significativa de culpa à moeda única?

leia mais em : https://www.moneytimes.com.br/euro-entra-em-paridade-com-dolar-saiba-o-que-o-brasil-pode-ensinar-a-europa/Dólar sobe para R$ 5,43 e bolsa cai para menor nível desde 2020