Notícias

ago 08

Como a tecnologia e inovação melhoram a experiência do cliente em postos e lojas de conveniência

Representantes das maiores tech companies do mundo participam do 14º Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência

Marcas que simbolizam tecnologia e inovação, o que a Waze e IBM têm a ensinar para melhorar a jornada de compra dos clientes em postos de combustíveis e lojas de conveniência? Muito. E representantes dessas duas gigantes tech companies falarão sobre o assunto em palestras do 14º Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que acontece paralelamente à ExpoPostos & Conveniência 2019 e é o maior evento da América Latina sobre distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service. O evento acontece de 13 e 15 de agosto, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Antes mesmo de falar sobre postos de gasolina e lojas de conveniência, é bom saber como encontrar um deles. Para isso, milhões de motoristas se valem do Waze. E o que muitos desconhecem é a possibilidade de interação do cliente com os pontos de venda por meio do aplicativo. “Com o app, as marcas têm a oportunidade de oferecer aos usuários brasileiros uma experiência mais fluída no momento da compra, e para os parceiros, a chance de interação próximo a este momento, possibilitando oferecer benefícios relevantes de acordo com o destino de cada usuário”, afirma André Loureiro, diretor geral do Waze para a América Latina. Loureiro ministrará a palestra “Desenvolvendo tecnologias com foco nas necessidades do cliente”.

O que pode parecer algo distante na verdade já está sendo colocado em prática. Recentemente o Waze passou a integrar o app Shell Box, que permite realizar pagamentos e traz ofertas dos postos de combustíveis da marca. Esse é apenas um exemplo do que o Waze preconiza como sua estratégia de negócios de sempre ouvir os motoristas para ficar mais próximo das necessidades deles e de todos os usuários. A companhia não abre mão de novas parcerias, sobretudo as voltadas aos postos e lojas de conveniência.

“A cada segundo, levamos cinco visitas a um estabelecimento varejista no Brasil. Para o universo de combustível e conveniência, isso se torna ainda mais relevante, já que impactamos o consumidor no momento em que mais necessitam: mostramos o local e o melhor caminho para chegarem lá. A função da publicidade no app é tornar essa experiência mais fluída e informativa para o usuário. Isso é verdade para qualquer tamanho de negócio”, afirma Loureiro.

Informação como combustível

Seja uma pequena parada para calibrar seus pneus, abastecer, checar o óleo ou comprar algo em uma loja de conveniência. Percebeu a quantidade de dados que você gera a cada vez que se vale de alguns desses serviços? E os revendedores de combustíveis estão de olho nisso, de modo a tornar o relacionamento com os clientes o mais individualizado possível.

Para Cláudio Pinheiro, cientista de dados sênior da IBM Brasil, os dados do varejo são o novo “petróleo” da economia e seu uso adequado faz toda a diferença. “Por exemplo, podemos entender via análise de comportamento os momentos de maior demanda e o tipo de produto mais consumido, de forma a poder otimizar a alocação de equipes de atendentes e garantir a disponibilidade de produtos”, afirma o executivo, que estará na palestra “O Poder dos Dados”.

Pinheiro afirma que a inteligência de mercado pode se beneficiar disso. “Pode [Inteligência de mercado] ajudar a determinar o perfil de cliente que frequenta o posto e a partir daí permite customizar a oferta por perfil, disponibilizando serviços como duchas ou troca de óleo para aqueles que estão em um perfil mais elevado de consumo. A inteligência sobre os dados pode ajudar ainda a determinar quais produtos dispor na loja, o que pode ser feito de forma alinhada ao perfil dos frequentadores do posto para maximizar a vendas de itens de maior aderência ao gosto dos clientes”, analisa Pinheiro.

O executivo defende que elementos como big data podem ser empregados por postos e lojas de conveniência e é um forte instrumento para diferenciar o negócio. “O big data cresce a cada dia, com cada mensagem ou foto trocada nas redes sociais. Para analisar essas informações, podemos utilizar os recursos de máquinas de aprendizagem (ou machine learning) que conseguem detectar padrões e extrair insights úteis aos negócios a partir desses dois tipos de dados. Nossas decisões passam a ser baseadas em fatos e não apenas em sentimentos (feelings)”, afirma.

ExpoPostos e Fórum

A ExpoPostos & Conveniência reunirá cerca de 200 marcas nacionais e internacionais e deve movimentar R$ 180 milhões em negócios. A expectativa é de que, ao longo de três dias, 21 mil visitantes, sendo 91% decisores diretos, passem pelo São Paulo Expo. O evento será realizado entre os dias 13 e 15 de agosto, pela ABIEPS (Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência), Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) e Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência), com organização da GL events Exhibitions.

O Fórum combinará palestras e painéis de análise de especialistas, empreendedores, executivos, representantes de entidades de classe e membros do governo tais como o norte-americano Michael Davis, vice-presidente de serviços da NACS (National Association of Convenience Stores), Claudio Pinheiro, Cientista de Dados Sênior da IBM Brasil; Alexandre Munhoz, Gerente-Geral da Kindle / Amazon Brasil; André Loureiro e o diretor geral do aplicativo Waze no Brasil.

Serviço

14º Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service

Data: de 13 a 15 de agosto

Horário: das 8h30 às 13h30

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda, São Paulo

Inscrições por meio deste link.

ExpoPostos & Conveniência 2019

Data: de 13 a 15 de agosto

Horário: das 13h às 21h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda, São Paulo

Sobre a ExpoPostos & Conveniência
A ExpoPostos & Conveniência é a maior plataforma de negócios no Brasil para novidades, produtos, serviços, tecnologias e soluções voltados ao mercado de distribuição e revenda de combustíveis, lubrificantes e lojas de conveniência. O evento é realizado pela Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência), pela ABIEPS (Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência) e pela Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes), com organização da GL events Exhibitions. A edição de 2019 tem como patrocinadores a Souza Cruz (Máster) e o MercadoPago (Silver).

Mais informações no site do evento: expopostos.com.br/