maio 01

Nota pública a respeito dos preços dos combustíveis em Teresópolis

Em função de manifestações ocorridas nos últimos dias em Teresópolis, principalmente a partir de redes sociais, o Sindestado-RJ, como entidade sindical representativa dos donos de postos de combustíveis no Estado do Rio de Janeiro, vem assinalar o seguinte:

1 – Diversas postagens confundem o preço do combustível na refinaria com o valor desembolsado pelo dono do posto. São totalmente diferentes. O preço inicial, de refinaria, NÃO inclui impostos (no Brasil, quase 50% do preço final), frete, adição de etanol anidro, nem as margens de comercialização das distribuidoras e dos revendedores (estes últimos são, justamente, os donos de postos).

2 – Juntas, as margens das distribuidoras e dos donos de postos ficam na casa dos 11% (onze por cento) do preço final de cada litro de gasolina.

3 – O site da Petrobras disponibilizou, recentemente, excelentes textos e infográficos a respeito do tema:

Política de preços para a Gasolina e o Diesel

Gasolina: Composição de preços ao consumidor

Como é feita a composição do preço da gasolina ao consumidor

4 – Vale destacar que os próprios donos de postos vêm se manifestando, em todo o Brasil, contrariamente aos altos preços dos combustíveis. Porém, com as seguidas altas na origem, eles não têm outra opção a não ser repassar (embora nem sempre integralmente) os aumentos no preço final. Se não fizerem isto simplesmente precisarão fechar as portas, pois já não encontram mais como cortar custos e honrar seus compromissos financeiros e comerciais.

5 – Por último, mas não menos importante: os preços dos combustíveis no Brasil são livres, porém não há como operar milagres. Entendendo que os valores de refinaria NÃO são os mesmos do posto, o consumidor deve desconfiar sempre que, numa mesma região, se deparar com alguém praticando preços excessivamente mais baixos que a média local.

SINDESTADO-RJ
Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência no Estado do Rio de Janeiro