fev 05

Postos do Estado do Rio podem ser obrigados a ter locais de segurança para abastecimento de GNV

Os postos de gasolina que operam gás natural veicular (GNV) poderão ser obrigados a disponibilizar um local de segurança para clientes durante o abastecimento. É o que define o projeto de lei 38/11, que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) votará nesta terça-feira (05/02) em segunda discussão. A proposta é de autoria dos deputados Luiz Paulo (PSDB) e Bebeto (Pode) e do ex-parlamentar Iranildo Campos.

Segundo o texto, os locais de segurança para os usuários deverão ser localizados, no mínimo, a quatro metros da bomba de GNV. O projeto também proíbe os frentistas de abastecerem os automóveis enquanto tiverem pessoas dentro dos veículos.

“O abastecimento com gás natural é muito complexo. Alguns postos já solicitam que seus clientes saiam do veículo para o abastecimento, mas as pessoas ainda não se afastam do automóvel, o que significa dizer que ficam expostas ao problema da mesma forma. Caso haja uma explosão, estas pessoas certamente serão vitimadas”, justificam.