maio 25

Governo do RJ equipara ICMS do diesel ao praticado em SP

O governador Luiz Fernando Pezão anunciou a redução da alíquota do ICMS do diesel no Estado do Rio para 12%, igualando com a alíquota praticada no Estado de São Paulo. O anúncio foi feito em reunião com representantes das transportadoras de combustível e do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Rio (Sindcargas), no Palácio Guanabara.

Antes do anúncio do acordo nacional pelo governo federal, os caminhoneiros fluminenses já haviam se comprometido, na reunião, a suspender o movimento no Estado amanhã (25) e no sábado. O presidente da Alerj, André Ceciliano, também participou do encontro.

– Estou atendendo um apelo antigo dessa categoria de trabalhadores e dentro das possibilidades das nossas finanças. Estávamos perdendo muito embarque de combustíveis para São Paulo, com a alíquota diferenciada. A redução será feita por decreto que será publicado no Diário Oficial de segunda-feira – disse o governador Pezão .

O presidente da Alerj considerou o acordo uma conquista para o Estado.

– Foi uma grande conquista para o Estado do Rio. Fizemos a intermediação para que o governo reduzisse o ICMS sobre o diesel. Com isso, vamos ter uma normalização dos serviços de transportes fluminenses – disse Ceciliano.

Palácio Guanabara